Séculos antes de Cristo, caravanas atravessavam os desertos do Oriente para comercializar camelos. Como era comum alguns animais morrerem no caminho, os cameleiros firmaram um acordo para pagar e substituir o camelo de quem fosse afetado.
Com o início do comércio por navegação, começaram a aparecer os primeiros seguros marítimos. O seguro, nesse caso, se estabelecia por meio de um acordo entre os navegadores, que garantia a quem perdesse um navio a construção de outro. Como o comércio entre países acontecia apenas pelo mar, era essencial manter o funcionamento da economia com os seguros.
Seguros no Brasil
A maneira de fazer seguros foi se aprimorando, e a primeira apólice foi emitida em 1347, em Gênova, para um seguro de transporte marítimo. No Brasil, a primeira sociedade de seguros foi criada em 24 de fevereiro de 1808, sob o nome de Companhia de Seguros Boa-Fé. A partir de 1850, começaram a aparecer novas seguradoras, operando além do seguro marítimo os seguros terrestre e de vida.
Desde os primórdios da civilização o seguro tinha o mesmo objetivo: proteger os bens e evitar prejuízos financeiros. Agora que você conheceu a história desse mercado tão importante, que tal fazer uma cotação agora mesmo e garantir o seu seguro?
Conte com a gente!